Impressão 3D é destaque no 17º Fórum Internacional de Software Livre

Impressão 3D é destaque no 17º Fórum Internacional de Software Livre

Estande montado disponibiliza ferramentas para os participantes criarem seus objetos

Jézica Bruno

Impressão 3D é destaque no 17º Fórum Internacional de Software Livre

publicidade

Buscar invenção e inovação. Essa é a ideia do laboratório da Fab Lab que foi montado no Centro de Eventos da PUCRS durante o Fórum Internacional Software Livre (Fisl 17) que encerra neste sábado na Capital. A Fab Lab é uma rede de um programa educacional do Center for Bits and Atoms (CBA) do Massachusetts Institute of Technology (MIT) com laboratórios espalhados por mais de 70 países. Cada uma das unidades se caracteriza como uma plataforma de prototipagem de ideias para invenção e oferece acesso a ferramentas de fabricação digital.

Na unidade montada no Fisl 17, empresas que trabalham com impressão 3D e estudantes que desenvolveram impressoras disponibilizam as ferramentas para o acesso livre dos que participam do evento. É só deixar a criatividade aparecer e salvar a ideia em uma imagem em formato STL ou OBJ que a invenção ganha forma.

O estudante de engenharia mecânica da Feevale Elvio Junges, levou até o espaço uma impressora 3D que foi fabricada por ele e os colegas de curso dentro da universidade. A ferramenta possibilita a prototipagem de diversos produtos. A Torre Eiffel, símbolo da capital francesa, por exemplo, deixou o desenho para ganhar variados tamanhos e cores no processo.

“A tecnologia 3D existe desde 1984, mas vem sendo difundida nos últimos anos depois que expirou a patente do método de impressão FDM (Fusion Deposition Modeling)”, afirmou Elvio. Os protótipos são impressos com ABS e PLA que são resinas mais resistentes.

As impressoras também produzem peças para serem utilizadas na criação de robôs durante o fórum. “Damos apoio a robótica e a ilha de modelagem”, explicou o projetista Luciano Becker, que também fez uma reprodução do seu rosto na impressora.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895