2014: Um ano de reflexão sobre o Brasil

2014: Um ano de reflexão sobre o Brasil

Morte de Eduardo Campos, reeleição de Dilma Rousseff e aproximação de EUA e Cuba foram fatos do ano

Correio do Povo

publicidade

O ano de 2014, no Brasil, foi marcado por fatos políticos importantes. As eleições presidenciais, acirradas, mobilizaram o País. A morte do então candidato do PSB, Eduardo Campos, estarreceu o Brasil e o mundo. Os 50 anos do Golpe Militar foram relembrados com dor e tristeza e culminou com o relatório da Comissão Nacional da Verdade. No mundo, 2014 foi um ano de tragédias: queda de aviões, sequestro de jovens, mas terminou com um alento: a retomada do diálogo entre Cuba e EUA.

Morre Eduardo Campos em acidente aéreo


Numa manhã de agosto, o Brasil acordou chocado com a informação que um avião Cessna 560 caiu em uma área residencial em Santos, no litoral paulista. Poucas horas depois foi confirmado que o candidato à presidência Eduardo Campos era um dos cinco ocupantes da aeronave.


Dilma sanciona o Marco Civil da Internet


Entrou em vigor no dia 26 de junho o Marco Civil da Internet, com as regras que passaram a estabelecer os direitos e deveres de usuários e provedores de internet. A lei foi votada na Câmara dos Deputados no dia 25 de março, aprovada no Senado em 22 de abril e finalmente sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 24 de abril.

50 anos do Golpe Militar


Entre os dias 31 de março e 1º de abril o Brasil relembrou a data do Golpe Militar de 1964, que completou 50 anos em 2014. O golpe dado contra o então presidente João Goulart pelas Forças Armadas com o apoio dos setores mais conservadores da sociedade civil da época lançou o País em uma ditadura que durou 21 anos. O regime militar instalou a tortura e a censura como práticas de Estado e deixou mais de 400 mortos e desaparecidos em todo o Brasil.
 

Primeiro turno das eleições no Brasil

No dia 5 de outubro mais de 115 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente. A disputa para ocupar o Palácio do Planalto após o trágico acidente com Eduardo Campos, registrava um embate entre Dilma Rousseff e Marina Silva. Porém, a partir de setembro o senador tucano então passou a se aproximar e na última semana ultrapassou Marina Silva e foi para o segundo turno. No primeiro turno Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos válidos contra 33,55% de Aécio Neves.


Reeleição de Dilma Rousseff


No dia 26 de outubro, 112.683.879 de eleitores voltaram às urnas para definir o futuro presidente do Brasil. Pela quarta vez consecutiva, os brasileiros optaram por conduzir o candidato do PT à presidência do País. Numa disputa acirrada, tensa e decidida voto a voto, a mineira Dilma Rousseff obteve 51,64% dos votos válidos (54.501.118) enquanto Aécio Neves, do PSDB, recebeu 48,36% (51.041.155).



MH370: o avião desaparecido

No dia 8 de março o avião da rota MH370 da Malaysia Airlines com 239 pessoas – 227 passageiros e 12 tripulantes – a bordo, que seguia para Pequim, perdeu contato com o controle de tráfego aéreo depois de deixar a capital malaia, Kuala Lumpur. Diversos países empregaram vários meios aéreos e navais em ações de busca no Oceano Índico, mas sem qualquer resultado.

Cuba e Estados Unidos fazem as “pazes”

Os Estados Unidos e Cuba iniciaram no dia que o Papa Francisco comemorou 78 anos uma aproximação histórica e encaminharam a retomada dos laços diplomáticos, após 52 anos. Em discursos simultâneos, o presidente norte-americano Barack Obama e o líder cubano Raul Castro anunciaram a flexibilização das relações entre os dois países. Nas declarações, os mandatários fizeram questão de agradecer o soberano do Vaticano pela ajuda para a retomada do diálogo.

Estado Islâmico

Em 30 de junho, militantes da organização terrorista chamada Estado Islâmico declararam o "Califado Islâmico" no território estratégico entre a Síria e o Iraque. Os terroristas islâmicos passaram a decapitar reféns norte-americanos e europeus que estavam em poder do grupo. O primeiro deles foi o jornalista dos Estados Unidos James Foley, que teve as imagens da morte divulgada pelas redes sociais.

Escócia rejeita separação do Reino Unido

No dia 18 de setembro, 55% dos escoceses votaram contra a independência do país em relação ao Reino Unido. Mais de 3,6 milhões, dos 4,3 milhões de eleitores registrados compareceram às urnas. Na ocasião, Cameron e os três principais partidos políticos britânicos prometeram mais autonomia ao Parlamento escocês em impostos, gastos e serviços públicos. Porém, a devolução de poderes anunciada pelo Reino Unido desagradou à Escócia.

Nigéria: o sequestro de 200 meninas pelo Boko Haram


Em 15 de abril, 276 meninas foram sequestradas pelo grupo extremista Boko Haram em um colégio no estado de Borno, no nordeste da Nigéria. As jovens, com idades entre 12 e 17 anos e foram sequestradas em seus dormitórios por homens armados. O caso das estudantes desencadeou uma campanha mundial pela sua libertação No dia 17 de outubro, a Nigéria anunciou um acordo com o Boko Haram em prol da libertação das meninas.

Avião da Malaysia Airlines é derrubado

No dia 17 de junho, um Boeing da Malaysia Airlines caiu perto de Grabove, no Leste da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, transportando 283 passageiros e 15 tripulantes de vários países. Relatos iniciais do governo ucraniano informaram que a aeronave foi abatida a uma altitude de 10 mil metros por um míssil terra-ar.






Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895