Agência japonesa descarta danos sérios em reator

Agência japonesa descarta danos sérios em reator

Após explosão em usina nuclear, raio de evacuação da população foi estendido

AFP

A usina nuclear Tokyo Electric Power (Tepco) fica situada na região atingida pelo violento terremoto seguido de tsunami

publicidade

A Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial descartou, neste sábado, que o contêiner do reator nuclear da planta de Fukushima Nº1, onde se produziu uma explosão depois do violento terremoto da véspera, tenha sofrido sérios danos. Por precaução, no entanto, autoridades estenderam para 20 quilômetros o raio de evacuação da população nas proximidades da usina.

• Leia mais notícias sobre o terremoto no Japão

O gabinete do primeiro-ministro Naoto Kan ordenou a medida quatro horas depois da explosão que destruiu o prédio onde está o reator da usina. As autoridades tomam "todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores", afirmou o porta-voz do governo, Yukio Edano, em entrevista à imprensa.

Os moradores dos arredores da central também foram aconselhados a permanecer em casa, não beber água encanada e proteger o rosto com máscaras ou toalhas molhadas. Inicialmente, havia informações de que os arredores da instalação apresentava uma radioatividade 20 vezes superior às condições normais. Já na sala de controle do reator, a radioatividade teria atingido um nível mil vezes superior ao normal.


Televisão japonesa afirma que nível de radioatividade está 20 vezes acima do normal | Foto: Park Ji-Hwan / AFP / CP

Mortes


Pelo menos 703 pessoas morreram depois do terremoto que atingiu a costa Noroeste do Japão na última sexta-feira, segundo balanço provisório deste sábado com base em cifras da polícia. O principal assessor e porta-voz do primeiro-ministro Naoto Kan, o Yukio Edano, no entanto, afirmou anteriormente que o governo acredita que mais de mil pessoas morreram na tragédia.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895