Ajuda deve entrar em Gaza no sábado, afirma subsecretário da ONU

Ajuda deve entrar em Gaza no sábado, afirma subsecretário da ONU

Martin Griffiths considerou que negociações sobre o tema estão avançadas para assegurar que auxílio comece o mais rápido possível

AFP

publicidade

A ajuda humanitária internacional procedente do Egito poderá entrar na Faixa de Gaza, cercada por Israel, "amanhã (sábado) ou depois", declarou nesta sexta-feira o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths.

"Nós estamos em negociações profundas e avançadas com todas as partes relevantes para garantir que uma operação de ajuda em Gaza comece o mais rápido possível... a primeira entrega deve começar amanhã ou depois", disse Griffiths em Genebra.

Os caminhões que transportam ajuda humanitária para o pequeno território, que tem de 2,4 milhões de habitantes, estão bloqueados há vários dias na passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. O canal AlQahera News afirmou que a passagem de Rafah "abrirá amanhã", sexta-feira, sem dar mais detalhes.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que viajou a Israel na quarta-feira, afirmou que seu contraparte do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, aceitou a entrada de até 20 caminhões em Gaza. Este será o primeiro comboio desde 7 de outubro, quando o grupo palestino Hamas executou um ataque sem precedentes contra Israel.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895