Alemanha passará pelo inverno apesar dos erros da era Merkel, afirma Scholz

Alemanha passará pelo inverno apesar dos erros da era Merkel, afirma Scholz

Chefe do governo argumentou que os níveis de reservas de gás são "superiores a 85%

AFP

publicidade

A Alemanha passará pelo inverno "com coragem", apesar dos riscos de escassez de energia e dos erros cometidos pela ex-chanceler Angela Merkel, disse nesta quarta-feira o chefe do governo alemão, Olaf Scholz.

"Podemos afirmar que vamos passar este inverno apesar de todas as tensões, com os preparativos que fizemos. E também com coragem e bravura", afirmou o chanceler no Parlamento alemão, que inicia nesta quarta-feira a análise do projeto de orçamento para 2023.

Scholz argumentou que os níveis de reservas de gás são "superiores a 85%, muito acima do que tínhamos na mesma época no ano passado", e elogiou os acordos para o abastecimento de gás concluídos com França, Holanda e Bélgica. Em um tom veemente, Scholz criticou a política energética de Merkel e dos conservadores da CDU-CSU, muito dependente do gás importado da Rússia.

A união conservadora, que ficou no poder entre 2005 e 2021, é "completamente responsável pelo fato de a Alemanha ter tomado decisões sobre deixar o carvão e a energia nuclear, sem nunca ter força para um compromisso com nada" nem para desenvolver as energias renováveis, acrescentou o social-democrata Scholz, que foi ministro das Finanças e vice-chanceler no último governo de coalizão de Angela Merkel.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895