Alerta de tsunami é cancelado no Havaí

Alerta de tsunami é cancelado no Havaí

Governo local afirma que arquipélago não sofreu danos

AE

A atenção ficou no mar neste sábado

publicidade

O Centro Pacifico de Alerta de Tsunami cancelou o alerta de tsunami no Havaí depois que o estado norte-americano escapou praticamente ileso das enormes ondas provocadas pelo terremoto ocorrido no Chile na madrugada deste sábado.

A governadora do estado, Linda Lingle, afirmou que não foram reportados danos em qualquer parte do arquipélago. Durante todo o sábado, o Centro observou a maré ao longo da costa, mas as ondas não atingiram a praia. Lingle classificou tudo como "um grande dia que terminou bem".

Não existem notícias de grandes problemas nas regiões que anteriormente foram alertadas para a passagem do tsunami, originado no terremoto de 8,8 graus registrado na região central do Chile e que matou pelo menos 214 pessoas.

O geofísico do Centro, Gerard Fryer, afirmou que decisão de retirar a população dos locais que poderiam ser atingidos por uma catástrofe nas regiões costeiras foi correta, "melhor prevenir do que lamentar depois", afirmou Fryer.

Em Honolulu, as ondas provocadas pelo terremoto no Chile não causaram danos significativos. As primeiras ondas se pareceram mais com uma grande movimentação da maré do que com o tsunami gigante que o Havaí e o restante da população do Oceano Pacifico estava esperando depois do terremoto que devastou o Chile.

O tsunami está causando uma série de abalos com cerca de 20 minutos de duração, e as ondas que surgiram foram bem menores do que originalmente estava previsto. Nenhuma grande onda surgiu até o momento, mas cientistas advertem que as ondas podem continuar a aparecer nas próximas horas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895