Alerta de "tsunami devastador" é emitido nas Filipinas após forte terremoto

Alerta de "tsunami devastador" é emitido nas Filipinas após forte terremoto

Tremor de 7.6atingiu a ilha de Mindanao

AFP e AE

publicidade

Um alerta de "tsunami devastador" foi emitido neste sábado após um terremoto de 7.6 atingir a ilha de Mindanao, no sul das Filipinas. As autoridades do país pediram para a população das zonas costeiras a se deslocar para o interior. 

"É esperado um tsunami devastador com ondas que apresentam uma ameaça à vida", declarou o Instituto filipino de Vulcanologia e Sismologia na rede social X.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que, com base na magnitude e localização, é esperado que as ondas do tsunami atinjam o sul das Filipinas e partes da Indonésia, Palau e Malásia.

Os proprietários de barcos em portos, estuários ou águas costeiras rasas ao largo das duas províncias devem proteger os seus barcos e afastar-se da zona portuária, disse a agência do terremoto no seu alerta de tsunami. Os barcos que já estão no mar devem permanecer no mar, em águas profundas, até novo aviso, afirmou.

Os alertas também foram feitos no Japão. Autoridades chilenas descartaram a possibilidade do tsunami atingir as regiões costeiras do país. 

As Filipinas, um dos países mais propensos a desastres do mundo, sofrem regularmente terremotos e erupções vulcânicas devido à sua localização no "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de falhas sísmicas ao redor do oceano. O arquipélago também é atingido por cerca de 20 tufões e tempestades todos os anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895