Alerta de tsunami retirado após terremoto perto de Tonga

Alerta de tsunami retirado após terremoto perto de Tonga

Serviço Meteorológico de Tonga emitiu um alerta nas redes sociais

AFP

publicidade

Um terremoto de 7,3 graus de magnitude foi registrado no mar nas ilhas de Tonga nesta sexta-feira (11), informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O alerta de tsunami emitido foi suspenso poucas horas depois.

De acordo com o USGS, o terremoto aconteceu a uma profundidade de 10 km, cerca de 200 km a sudeste de Neiafu, uma cidade no nordeste deste arquipélago do Pacífico. O USGS inicialmente estimou que o terremoto foi de magnitude 7,1, mas depois revisou seus dados e informou que o terremoto foi de 7,3.

Uma hora depois, outro terremoto de magnitude 5,1 foi registrado em uma área próxima. "Não há mais ameaça de tsunami após o terremoto", informou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, que havia ativado um alerta para costas localizadas a menos de 300 quilômetros do epicentro.

O Serviço Meteorológico de Tonga emitiu um alerta nas redes sociais pedindo às pessoas que ficassem em ambientes fechados e em locais altos e ficassem de olho no rádio até novo aviso. Também instruiu os navios e embarcações a ficarem no mar para sua segurança.

A atividade sísmica é frequente em Tonga, que é habitada por cerca de 100.000 pessoas espalhadas por 171 ilhas. Em janeiro deste ano, este território foi abalado pela erupção do vulcão Hung Tonga-Hunga Ha'apai, que foi um dos eventos mais potentes do gênero nos tempos modernos, segundo pesquisadores da Universidade de Bath.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895