Angela Merkel diz respeitar decisão de Bento XVI

Angela Merkel diz respeitar decisão de Bento XVI

Papa anunciou nesta segunda-feira que vai deixar o cargo em 28 de fevereiro

AFP

Angela Merkel se manifestou sobre a decisão de Bento XVI

publicidade

A chanceler alemã Angela Merkel expressou nesta segunda-feira seu "grande respeito" pela decisão do Papa Bento XVI de renunciar neste mês. "Se o próprio papa, depois de muita reflexão, chegou à conclusão de que suas forças não são suficientes para exercer sua função, isso é motivo de meu maior respeito", afirmou Merkel. "Bento XVI continua sendo um dos maiores pensadores religiosos de nosso tempo", acrescentou.

"Quando ele foi eleito Papa há oito anos, estávamos orgulhosos de nosso compatriota na Alemanha", recordou a chanceler. "Ele é um pastor por mais de um bilhão de pessoas. Ele sabe que o êxito da Igreja depende do diálogo com o mundo e ele conduziu este diálogo com outras igrejas, com outras religiões. Ele fortaleceu as relações com os ortodoxos, estendeu a mão aos judeus e muçulmanos", completou. "Como chanceler, eu agradeço a Bento XVI por seu trabalho e desejo-lhe boa sorte com todo o meu coração para os próximos anos", concluiu a dirigente.

O Papa Bento XVI anunciou que vai renunciar ao pontificado e deixará o cargo em 28 de fevereiro. Logo depois, o Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o cargo vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido. No comunicado, o Papa disse que está "plenamente consciente da dimensão do seu gesto" e que renuncia por livre e espontânea vontade. Ainda de acordo com o texto, um dos motivos da renúncia é a idade - ele tem 85 anos. O Cardeal Joseph Ratzinger é o sexto alemão a servir como Papa - ele assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895