Após anúncio de Trump, Hassan Rohani cogita voltar a enriquecer urânio "sem limites"

Após anúncio de Trump, Hassan Rohani cogita voltar a enriquecer urânio "sem limites"

Presidente iraniano falou que quer discutir acordo nuclear com europeus, russos e chineses

AFP

Presidente iraniano falou que quer discutir acordo nuclear com europeus, russos e chineses

publicidade

 * Com informações da AE

Logo após o anúncio de Donald Trump, informando que irá romper o acordo com o Irã e restabelecer novas sanções ao país persa, o presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que os Estados Unidos sempre mostraram que jamais respeitam seus compromissos e acusou Trump de "guerra psicológica". Além disso, cogitou que o Irã pode voltar, se necessário, a enriquecer urânio para fins industriais sem limites.

Ele afirmou que quer discutir rapidamente com os europeus, chineses e russos para ver se eles podem garantir os interesses do Irã após a saída dos Estados Unidos do acordo sobre o programa nuclear do seu país.

Rouhani disse ter determinado que seu Ministério das Relações Exteriores mantenha diálogos com a União Europeia e outras regiões sobre o assunto, além de ressaltar que consultará as outras nações envolvidas no acordo. De acordo com ele, há um "curto período" para negociar a manutenção da iniciativa. "Se pudermos ganhar o que o povo iraniano quer, podemos caminhar para a paz", afirmou o líder iraniano.

Segundo ele, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deve estar preparada para as próximas medidas da nação persa. "Se nossos interesses não forem cobertos, falarei em breve ao povo iraniano." O líder iraniano também buscou acalmar a população local, dizendo que não é preciso se preocupar quanto ao futuro do país.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895