Após batalha legal, casa onde Hitler nasceu será transformada em delegacia de polícia

Após batalha legal, casa onde Hitler nasceu será transformada em delegacia de polícia

Arquitetos de toda a União Europeia serão convidados a enviar planos para o redesenho do edifício

AFP e Correio do Povo

Controle da casa de esquina amarela na cidade de Braunau foi assumido pelo governo em 2016.

publicidade

A casa onde Adolf Hitler nasceu será transformada em uma delegacia de polícia, anunciou o Ministério do Interior da Áustria nesta terça-feira, após anos de disputas legais, conforme o governo tenta impedir que o prédio se torne um santuário nazista. O controle da casa de esquina amarela na cidade de Braunau, na fronteira com a Alemanha, onde o líder do Terceiro Reich nasceu em 20 de abril de 1889, foi assumido pelo governo em 2016. Mas o destino do edifício esteve sujeito a uma longa batalha legal com a família de Gerlinde Pommer, que foi dona da casa por quase um século.

A disputa só terminou este ano, quando a mais alta corte do país decidiu sobre a compensação que Pommer receberia. Durante anos, extremistas viajaram para a cidade para tirar fotos na frente da casa, informou a agência de notícias DPA, citando testemunhas locais. "O uso futuro da casa pela polícia deve estabelecer um sinal claro de que esse prédio nunca será um lugar para comemorar o nazismo", afirmou o Ministro do Interior austríaco, Wolfgang Peschorn, em comunicado à imprensa.

Arquitetos de toda a União Europeia serão convidados a enviar planos para o redesenho do edifício este mês e um júri de especialistas e autoridades públicas escolherá o design vencedor no primeiro semestre do próximo ano, disse Peschorn. Embora Hitler tenha nascido em Braunau, a Áustria argumentou por décadas que era a primeira vítima do nacional-socialismo, tendo sido anexada pela Alemanha de Hitler em 1938. Governos recentes, no entanto, reconheceram que os austríacos também eram perpetradores de crimes e que havia pouca resistência ao domínio.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895