Após ser libertada, bióloga gaúcha espera data para reencontrar família

Após ser libertada, bióloga gaúcha espera data para reencontrar família

Ana Paula passa por exames médicos e psicológicos na Rússia

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Gaúcha Ana Paula espera data para reencontrar família

publicidade

A gaúcha Ana Paula Maciel deixou a prisão de São Petersburgo nesta quarta-feira. A bióloga de 31 anos obteve liberdade provisória e está passando por avaliações médicas e psicológicas, conforme o Greenpeace. Ana Paula aguarda agora a definição de uma data para reencontrar seus familiares.

Em entrevista à Rádio Guaíba, a coordenadora de clima e energia do Greenpeace, Fabiana Alves, contou que o grupo está dando apoio à família e que ajudará no encontro, na Rússia. “Estamos dando todo suporte para a família. A dona Rosangela (mãe de Ana Paula) está bastante feliz com a notícia da liberdade. Mas ainda não há uma data para este reencontro”, afirmou.

“Ainda não recebemos a definição e não sabemos as condições da liberdade. Temos que aguardar isso para ver com os advogados as próximas ações. Apesar da definição, os acusados continuam respondendo pelo processo de pirataria e vão enfrentar a justiça russa”, acrescentou Fabiana. Ainda não se sabe se a gaúcha poderá deixar o país ou terá que seguir em território russo.

Apesar de a liberdade ter sido obtida através de fiança, a coordenadora frisou que Greenpeace não aceita dinheiro de empresas ou governos. “O governo brasileiro está dando o suporte político”, comentou. Detida desde o dia 23 de setembro, depois de participar de um protesto contra exploração de petróleo no Ártico, Ana Paula Maciel ganhou direito a liberdade sob o pagamento na terça.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895