Após terremoto, Japão já contabiliza 40 mortos

Após terremoto, Japão já contabiliza 40 mortos

Tremor foi o mais violento a atingir o país

R7, AFP e AE

O terremoto seguido por um enorme tsunami, causou a morte de pelo menos 40 pessoas

publicidade

O terremoto de 8,9 graus na escala Richter que atingiu a costa do Japão nesta sexta-feira, seguido por um enorme tsunami, causou a morte de pelo menos 40 pessoas, incluindo três em Tóquio, informou a agência de notícias France Presse com base no primeiro balanço oficial divulgado pelo governo, que também aponta para mais de 30 desaparecidos.

De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu às 14h46 (02h46 de Brasília) a 25 km de profundidade. A agência de meteorologia japonesa, por sua vez, afirmou que o terremoto aconteceu a pouco mais de 100 km da costa Nordeste da ilha de Honshu, e foi o mais violento a atingir o país.

Não há registro de vítimas brasileiras até o momento, segundo nota da Embaixada do Brasil em Tóquio. Conforme a embaixada, a área atingida pelo tremor tem um número reduzido de cidadãos brasileiros. A embaixada também informa que está trabalhando em regime de plantão e disponibilizou um número de telefone para informações: 00 (operadora) 8133-4045-211.

Japão emite alerta de emergência para usina nuclear

O governo japonês emitiu um alerta oficial de emergência para uma das usinas nucleares do país, após o violento terremoto que atingiu o país paralisar automaticamente seus reatores e causar problemas com seu sistema de refrigeração. Segundo as autoridades, porém, não há nenhuma informação sobre vazamentos radioativos.

Vinte países entram em estado de alerta

O terremoto no Japão fez com que autoridades em mais de 20 países e várias ilhas da região do Pacífico emitissem alertas de tsunami, informou o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos. A lista inclui desde países da região, como Austrália, Nova Zelândia e Indonésia até a Rússia, Estados Unidos e países da América Central e do Sul, como Guatemala, El Salvador, Costa Rica e Chile.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895