Argentina vacina profissionais da saúde com a Sputnik V no estádio do River

Argentina vacina profissionais da saúde com a Sputnik V no estádio do River

Governo do RS oficializou interesse em comprar o imunizante russo, que teve eficácia de 91% divulgada nesta terça

Correio do Povo

Profissionais da saúde foram imunizados nesta terça-feira

publicidade

Tendo começado a imunização contra a Covid-19 no dia 29 de dezembro, a Argentina segue ampliando o número de vacinas aplicadas em sua população. Nesta terça-feira, profissionais da saúde foram vacinados com a Sputnik V no estádio Monumental de Núñez, estádio do popular clube argentino River Plate, conforme publicação do jornal Clárin. 

Segundo o periódico, o país vizinho já recebeu dois lotes da vacina russa, que teve sua eficácia superior a 91% divulgada nesta terça, após estudo publicado pela revista científica The Lancet

De acordo com dados do La Nacion, a Argentina já aplicou 375.851 doses do imunizante russo em sua população. Na última quinta-feira, a Rússia enviou uma nova carga com 220 mil doses, que devem começar a ser distribuídas nos próximos dias. 

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro reiterou no último sábado, que comprará a Sputnik V caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove a aplicação do imunizante no país. Segundo interlocutores do presidente, a Sputnik é considerada uma das mais promissoras, mas esbarra na falta de dados para que os órgãos reguladores possam trabalhar. 

O impasse envolvendo o imunizante da Rússia fez com que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assinasse um protocolo de intenções para adquiri-lo no Estado. No Brasil, a vacina será desenvolvida pelo laboratório União Química, cujo presidente, Fernando de Castro Marques, participou de reunião com Leite na última terça-feira. 

De acordo com o governador, o RS irá adquirir as doses no caso da Anvisa aprovar o seu uso – o que ainda não aconteceu – e a vacina não ser incluída no Plano Nacional de Imunizações. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895