Arizona desfaz improvisado muro de contêineres na fronteira EUA-México

Arizona desfaz improvisado muro de contêineres na fronteira EUA-México

Medida custou US$ 100 milhões dos impostos dos contribuintes americanos

AFP

publicidade

Foi desmontado na sexta-feira (20) um muro de contêineres de carga instalado há apenas poucos meses pelo então governador do Arizona, o republicano Doug Ducey, ao custo de US$ 100 milhões dos impostos dos contribuintes americanos.

Ducey ordenou que uma enorme fila de contêineres fosse colocada na fronteira dos Estados Unidos com o México, durante os últimos meses de seu governo. Eles descreveu a medida como uma tentativa de combater a migração em situação ilegal.

Depois de ser processado por Washington, por colocar contêineres em terras federais na Floresta Nacional de Coronado, Ducey, derrotado pela democrata Katie Hobbs na última eleição, concordou em removê-los em dezembro passado.

"Não conseguia acreditar que o governador Ducey pensou que isso era uma boa ideia", comenta Debbie McGuire, enquanto um caminhão seguia pela estrada empoeirada, carregando um contêiner vazio.

"É absolutamente ridículo colocar contêineres que nunca funcionariam para manter qualquer pessoa longe", acrescentou. "É um desperdício total do dinheiro do contribuinte", criticou.

A iniciativa do muro de contêineres de Ducey começou em meados de 2022 e foi rapidamente contestada, com críticos que consideravam se tratar de uma "manobra cínica" que afetaria o meio ambiente e não faria diferença no número de travessias ilegais de fronteira.

O Arizona compartilha cerca de 600 quilômetros de fronteira com o México, incluindo áreas de preservação, parques nacionais, zonas militares e reservas indígenas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895