Arqueólogos acham local onde barco de James Cook pode ter afundado

Arqueólogos acham local onde barco de James Cook pode ter afundado

Navio naufragou anos depois de ter sido usado pelo explorador em expedições à Austrália e Nova Zelândia

AFP

Réplica do navio está em exposição no porto de Darling, perto de Sydney

publicidade

Um grupo de arqueólogos australianos e americanos parece ter localizado a área em que o "Endeavour", o navio que o explorador britânico James Cook usou em suas viagens à Austrália e à Nova Zelândia, teria afundado. Segundo os cientistas, o navio afundou em 1778 perto do porto de Newport, no estado de Rhode Island (Estados Unidos), anos depois de ter sido usado por Cook. "A equipe delimitou a possível área de naufrágio do 'Endeavour' a um só lugar, o que é muito promissor", disse o diretor do Australian National Maritime Museum, Kevin Sumption.

"Será preciso muito mais trabalho, análise e pesquisa em detalhe até que possamos definitivamente dizer que encontramos o 'Endeavour' de James Cook", acrescentou Sumption. O navio é conhecido principalmente pelas viagens do explorador britânico à Austrália e à Nova Zelândia. No porto de Darling, perto de Sydney, é possível ver uma réplica do navio.

Depois que Cook o usou, o veleiro foi vendido e afundado junto com outros 12 navios, em 1778, durante a Guerra da Independência americana.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895