Associação xiita é alvo de operação contra terrorismo na França

Associação xiita é alvo de operação contra terrorismo na França

Onze pessoas foram detidas e ativos financeiros foram congelados

AFP

Associação xiita é alvo de operação contra terrorismo na França

publicidade

Quase 200 policiais compareceram nesta terça-feira à sede de uma associação xiita na região Norte da França e às casas de seus dirigentes, suspeitos de apoiar "organizações terroristas", informaram fontes das forças de segurança. A operação contra o Centro Zahra França em Grande-Synthe, subúrbio da cidade portuária de Dunkerque, foi organizada como parte de uma ação de "prevenção do terrorismo", indicaram as autoridades regionais em um comunicado.

Uma fonte das forças de segurança afirmou que 11 pessoas foram detidas. As autoridades francesas também congelaram os ativos financeiros do centro, que é dirigido por Yahia Gouasmi, conhecido por suas opiniões antissionistas e seus vínculos com o Irã. A polícia monitora de perto as atividades do Centro Zahra "pelo forte apoios de seus dirigentes a várias organizações terroristas e a favor de movimentos que apoiam ideias contrárias aos valores da França", relata o comunicado.

Em seu site, a associação afirma que seu objetivo desde a fundação em 2009 é "divulgar a mensagem do Islã através dos olhos do Profeta e sua família". A França está em alerta máximo desde 2015, após uma onda de ataques islamitas que mataram 246 pessoas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895