Astrônomos australianos descobrem planeta semelhante à Terra

Wolf 1061c está a cerca de 14 anos luz de distância e é potencialmente habitável

Telescópio do Observatório Europeu do Sul, em La Silla, no Chile, foi usado na descoberta

Astrônomos de uma universidade da Austrália descobriram o planeta mais próximo da Terra e potencialmente habitável. O 'Wolf 1061c" está cerca de 14 anos luz de distância. Os cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW, sigla em inglês) vão publicar a descoberta na revista "The Astrophysical Journal Letters". Eles se basearam nas observações da estrela anã "Wolf 1061" realizadas com o telescópio do Observatório Europeu do Sul, em La Silla, no Chile.

"É fascinante ver a imensidão e pensar que uma estrela, tão próxima de nós, poderia alojar um planeta habitável", disse em comunicado Duncan Wright, que liderou a pesquisa. Os três planetas, que orbitam ao redor de "Wolf 1061", têm massas que superam, respectivamente, 1,4, 4,3 e 5,2 vezes a da Terra. "Wolf 1061c se encontra numa zona onde poderia existir água líquida e, inclusive, vida", acrescentou Wright.

Os pequenos planetas rochosos como a Terra parecem existir em abundância, mas a maioria está a centenas ou milhares de anos luz de distância. Outra exceção é o Gliesse 667Cc, que está a 22 anos luz e cuja órbita ao redor de sua estrela dura 28 dias.