Ataque a centro educacional na Finlândia deixa um morto e dez feridos

Ataque a centro educacional na Finlândia deixa um morto e dez feridos

Pessoas foram atacadas em um centro educacional em Kuopio, no centro-leste do país nórdico

AFP

Carros da polícia bloqueiam terrenos do shopping Herman, que fica nas imediações das instalações do Savo Vocational College

publicidade

Uma pessoa morreu e dez outras ficaram feridas depois de serem atacadas nesta terça-feira em um centro educacional Savo Vocational College em Kuopio, cidade do centro-leste da Finlândia, informaram autoridades locais.

"Os policiais fizeram uso de suas armas e um agressor foi preso. Os feridos já foram evacuados", declarou e polícia em um comunicado. De acordo com a imprensa local, o suspeito, que está entre os feridos, teria utilizado um sabre contra suas vítimas.

De acordo com relatos da mídia local, o atacante, um jovem que está entre os feridos, estava em uma das aulas do instituto quando começou a atacar os colegas. "Ele atingiu uma garota no pescoço com uma espada e a esfaqueou no abdômen", disse uma testemunha à imprensa local. O atacante também desencadeou "uma espécie de pequena bomba incendiária", acrescentou.

Embora os crimes violentos sejam raros no país nórdico de 5,4 milhões, a Finlândia já registrou dois assassinatos em massa em escolas no final dos anos 2000. Em 2007, um garoto de 18 anos matou sete estudantes e o diretor de uma escola em Tuusula, norte de Helsinque, antes de se matar. Em setembro de 2008, um estudante matou 10 pessoas em uma escola profissional em Kauhajoki (Oeste), antes de também se matar.

Já em agosto de 2017, um homem de 22 anos esfaqueou fatalmente duas mulheres e feriu outras oito em Turku (sudoeste da Finlândia). Abderrahman Bouanane foi condenado em junho de 2018 a prisão perpétua por assassinato e tentativa de assassinato de caráter terrorista.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895