Ataque nuclear contra EUA seria fim do regime da Coreia do Norte, diz Casa Branca

Ataque nuclear contra EUA seria fim do regime da Coreia do Norte, diz Casa Branca

Presidente americano, Joe Biden, já havia emitido um aviso similar em abril

AFP

Em novembro passado, Pyongyang pôs em órbita, com sucesso, um satélite espião militar

publicidade

Os Estados Unidos reiteraram, neste sábado (16), sua advertência à Coreia do Norte, garantindo que qualquer ataque nuclear contra o país resultará 'no fim do regime de Kim'. Uma declaração conjunta do Grupo Consultivo Nuclear EUA-Coreia do Sul também afirmou que um ataque nuclear de Pyongyang contra Seul 'receberá uma resposta rápida, esmagadora e decisiva'.

'Os Estados Unidos reafirmaram seu compromisso inabalável em oferecer uma dissuasão ampliada à República da Coreia, apoiada por toda a gama de capacidades americanas, incluindo a nuclear', acrescenta o comunicado divulgado pela Casa Branca.

O presidente americano, Joe Biden, já havia emitido um aviso similar em abril, quando afirmou que um ataque nuclear por parte da Coreia do Norte 'provocaria o fim' do governo de Pyongyang, liderado por Kim Jong-un.

Cinco meses antes, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, pronunciou-se nessa mesma linha. No ano passado, a Coreia do Norte se declarou uma potência nuclear 'irreversível' e reiterou, em diferentes ocasiões, que nunca abandonará seu programa nuclear, por considerá-lo essencial para sua sobrevivência.

Em novembro passado, Pyongyang pôs em órbita, com sucesso, um satélite espião militar e, desde então, afirma que o dispositivo fornece-lhe imagens das principais instalações militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895