Ataque talibã à base do príncipe Harry no Afeganistão deixa dois mortos

Ataque talibã à base do príncipe Harry no Afeganistão deixa dois mortos

Ação foi realizada para vingar a exibição de filme considerado ofensivo ao islã

AFP

Atentado à base do príncipe Harry ocorreu em protesto a filme anti-islâmico

publicidade

Os talibãs aproveitaram uma falha de segurança para atacar um campo de pouso no Afeganistão em protesto contra o filme considerado anti-islâmico. O atentado foi responsável pela morte de dois soldados norte-americanos na base onde está o príncipe Harry, a quem prometeram matar, disseram neste sábado fontes militares.

Os talibãs, que lideram uma insurgência que já dura 10 anos contra os 117 mil soldados da Otan no Afeganistão, reivindicaram o ataque, realizado para vingar a exibição de longa considerado ofensivo ao islã, chamado "A Inocência dos Muçulmanos". Ele já provocou violentos protestos no Oriente Médio e no norte da África. "Vários combatentes muyahidines realizaram ataques suicidas em Camp Bastion, Helmand, para vingar o ofensivo filme norte-americano", disse o porta-voz Qari Yusuf Ahmadi, por telefone.

O ataque, realizado com fuzis e mísseis contra Camp Bastion, na província de Helmand (sul), começou na sexta-feira e a base foi despejada neste sábado pela manhã, disse o comandante Adam Wojack. Outro oficial confirmou que o príncipe Harry se encontrava bem. Apesar do juramento talibã de que iriam matar o terceiro na linha sucessória ao trono britânico, um de seus porta-vozes disse à AFP que o ataque "não tinha nada a ver com o príncipe".

De acordo com o general Sayed Malok, 18 insurgentes morreram, entre eles o que detonou a jaqueta com explosivos, e outro foi ferido e capturado. Os danos materiais são elevados. Um depósito de combustível e um hangar foram incendiados durante o ataque e foi preciso esperar até o amanhecer para que se extinguisse o fogo, disse a fonte.

Os talibãs têm intensificado seus ataques, enquanto a Otan transfere a responsabilidade às forças afegãs e acelera uma retirada gradativa de tropas que culminará na marcha da maioria das tropas ocidentais antes do final de 2014.
Mais de 327 soldados ocidentais morreram no Afeganistão este ano, segundo a página web iCasualties, sendo 250 deles norte-americanos.

Ataque contra o consulado dos EUA na Líbia


O ataque contra o consulado norte-americano em Benghazi (leste da Líbia) foi "planejado" e "meticulosamente" executado, disse neste sábado o presidente da Assembleia Nacional líbia, Mohamed Al Megaryef. "Não posso falar do ocorrido em outros países, mas no caso líbio, houve uma execução meticulosa da operação. Houve um planejamento. Não se trata de uma manifestação pacífica que gerou um ataque armado ou agressão. (O ataque) estava inicialmente planejado assim", afirmou. No ataque morreram o embaixador dos Estados Unidos na Líbia e outros três norte-americanos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895