Ataques de tropas russas causam incêndio em usina nuclear da Ucrânia

Ataques de tropas russas causam incêndio em usina nuclear da Ucrânia

Planta de Zaporíjia é a maior do tipo na Europa

Correio do Povo com AFP

Intenso combate entre forças de defesa e invasores russos levou a incêndio

publicidade

A usina nuclear de Zaporíjia, maior do seu tipo na Europa, está pegando fogo. As chamas começaram durante o ataque de tropas da Rússia, na madrugada desta sexta-feira (horário local). A informação foi confirmada primeiro por Dmytro Orlov, prefeito da cidade vizinha, Energodar.

"Isso é uma ameaça para a segurança mundial!", alertou Orlov em suas redes sociais. Ele detalhou "combates ferozes entre as forças de defesa local e as tropas russas", com muitas baixas.

Conforme o prefeito, as barragens constantes de bombas e disparos de artilharia iniciaram o fogo nos prédios da usina nuclear. Não há detalhes sobre a propagação das chamas e se o reator nuclear sofre algum risco imediato.

O combate ocorre no mesmo dia em que Ucrânia e Rússia concordaram em criar corredores humanitários para evacuar civis. O acordo envolveria também um cessar-fogo durante as operações de retirada da população, mas esse ponto voltará a ser discutido num terceiro encontro entre os dois países. A reunião ocorreu em Belovezhskaya Pushcha, na região de Brest, em Belarus e perto da fronteira com a Polônia. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895