Ativista gaúcha do Greenpeace pode ser libertada sob fiança

Ativista gaúcha do Greenpeace pode ser libertada sob fiança

Justiça da Rússia liberou três dos 30 tripulantes detidos em setembro

AFP

Ativista gaúcha do Greenpeace pode ser libertada sob fiança

publicidade

A gaúcha Ana Paula Maciel, militante do Greenpeace detida na Rússia, pode ser libertada com o pagamento de fiança nesta terça-feira, informou a organização ecologista. O Greenpeace destacou que um promotor russo declarou na segunda-feira que não era hostil à medida.

Nesta terça-feira, e durante a semana, os tribunais russos examinarão a situação de 26 tripulantes de um navio do Greenpeace que estão em prisão provisória, que a princípio termina em 24 de novembro. Ontem, a justiça russa libertou sob fiança três dos 30 tripulantes do barco do Greenpeace detidos em setembro no Ártico e prorrogou a detenção de outro por mais três meses.

Os três tripulantes liberados - o porta-voz do Greenpeace Andrei Allakhverdov, a médica Ekaterina Zaspa e o fotógrafo independente Denis Siniakov - são todos russos. O australiano Colin Russell teve a detenção prorrogada até fevereiro.

O Greenpeace anunciou na sexta-feira que o comitê de investigação, principal órgão para inquéritos criminais na Rússia, desejava manter em detenção por mais três meses os membros da tripulação para uma "investigação complementar". O barco do Greenpeace foi interceptado em setembro por uma unidade russa quando se aproximava de uma plataforma de petróleo no Ártico.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895