Ativistas do Greenpeace presos chegam a São Petersburgo

Ativistas do Greenpeace presos chegam a São Petersburgo

Gaúcha Ana Paula Maciel está entre os 30 detidos transferidos

AFP

Trem com ativistas chegou a São Petersburgo nesta terça

publicidade

O trem com os 30 ativistas do Greenpeace, incluindo a bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, de 31 anos, detidos na Rússia por um protesto em uma plataforma de petróleo no Ártico chegou nesta terça-feira a São Petersbugo. "O trem chegou. Há uma multidão de jornalistas na plataforma", anunciou a organização em sua conta no Twitter.

Procedente de Murmansk, o trem entrou na estação Ladojski de São Petersburgo pouco depois do meio-dia (horário local). O último vagão foi separado do restante do comboio e levado para um local afastado da estação, onde os jornalistas não têm permissão de acesso. Os presos devem ser levados de caminhão para um centro de detenção.

O Comitê de Investigação da justiça russa anunciou a transferência na segunda-feira e explicou que a partir de agora o caso dos 30 ativistas está sob da jurisdição de São Petersburgo, que tem um inverno menos rigoroso que Murmansk. O serviço penitenciário russo também confirmou a transferência, mas não informou os novos centros de detenção dos ativistas.

Os 30 tripulantes do navio "Artic Sunrise" do Greenpeace, de 18 países diferentes, foram detidos em setembro e colocados em detenção provisória em Murmansk após uma ação em uma plataforma da Gazprom no Mar de Barents para denunciar os riscos ecológicos da atividade.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895