Ativistas tentam barrar chegada de trem com lixo nuclear na Alemanha

Ativistas tentam barrar chegada de trem com lixo nuclear na Alemanha

Cerca de 19 mil policiais fazem a escolta dos 11 vagões até a cidade de Gorleben

Correio do Povo

Policiais retiraram manifestantes que se jogaram no caminho do trem

publicidade

Onze vagões vindos da França, carregados de lixo nuclear, atravessarem hoje a fronteira com a Alemanha sob forte esquema policial. Mais de 19 mil agentes fazem a escolta do comboio, 60 deles dentro do trem, para evitar que manifestantes impeçam a passagem do veículo até o centro de armazenamento da cidade de Gorleben, no norte do país.

A Polícia Federal do país esta fazendo medições de radiação pelos locais onde a composição já possou e, segundo o jornal alemão The Epoch Times, até o momento não foram registrados níveis alarmantes. No entanto, ativistas tentam barrar a chegada do trem se jogando nos trilhos. Desde ontem á noite manifestantes e policiais travam forte confronto às margens da linha férrea. A previsão é que a composição chegue ao seu destino final no sábado.

Os vagões saíram da cidade francesa de La Hague, no Oeste do país. O grupo francês Areva já mandou para a Alemanha 11 carregamentos de lixo nuclear. Este é o 12º e último.

Esta é a primeira vez que a Alemanha recebe lixo tóxico após o anúncio, feito em setembro, de que o país fechará todas as usinas nucleares em seu território até 2022. A posição foi tomada após o desastre ocorrido na Usina de Fukushima, no Japão.


Onze vagões sairam da França com destino a cidade de Gorleben, na Alemanha | Foto: Uwe Anspach / AFP / CP

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895