Autoridades confirmam primeira morte causada pelo furacão Matthew no Caribe

Autoridades confirmam primeira morte causada pelo furacão Matthew no Caribe

Um homem morreu e outro está desaparecido com passagem de fenômeno classe 4 que pode atingir os EUA

AFP

Um homem morreu e outro está desaparecido com passagem de fenômeno classe 4 que pode atingir os EUA

publicidade

O furacão Matthew fez suas primeiras vítimas no Haiti, com um homem morto e outro desaparecido. Nesta segunda-feira, avançou em direção ao pequeno país e Cuba, com ventos potentes que ameaçam as construções precárias e fortes chuvas que podem provocar inundações e deslizamentos.

"O centro do furacão alcançará o sudoeste do Haiti, movendo-se perto do leste de Cuba na terça-feira, perto ou sobre partes do sudeste e do centro das Bahamas na terça-feira à noite e na quarta-feira", alertou o Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami (EUA). O boletim destacou, ainda, que alertas de furacões estão vigentes na Jamaica, Haiti, Cuba e Bahamas, enquanto que no Haiti o alerta passou de laranja a vermelho, o máximo.

A ilha La Española (compartilhada pelo Haiti e pela República Dominicana), Bahamas, e a península e as Keys da Flórida devem monitorar o avanço de Matthew", acrescentou o NHC. Por sua parte, os Estados Unidos evacuaram no domingo equipes não essenciais e suas famílias da base naval de Guantánamo (Cuba).

O furacão poderá alcançar inclusive o sudeste dos Estados Unidos, pelo qual os governos dos estados da Flórida e da Carolina do Norte decretaram estado de emergência. Após atingir na sexta-feira a categoria 5, a máxima na escala de Saffir-Simpson, Matthew perdeu força no domingo, mas continuava sendo um perigoso furacão de categoria 4, o mais potente no Caribe desde a passagem de Félix, em 2007.

Autoridades da defesa civil haitiana informaram na segunda-feira que um homem morreu quando sua embarcação que ia com outros dois pescadores naufragou na noite de sexta-feira, no litoral sul. Dois dos tripulantes conseguiram chegar à costa, mas o corpo do terceiro foi encontrado sem vida. Outro homem desapareceu em uma embarcação precária que se rompeu no domingo em Aquin, também no sul do país, onde estavam outras três pessoas que sobreviveram.

Os pronósticos indicam que Matthew provocará entre 400 e 600 mm de chuvas no sul do Haiti, e inclusive mais de 1.000 mm em zonas pontuais. Cerca de mil pessoas que viviam na península sul foram evacuadas na noite do domingo. "Os esforços para proteger as vidas e propriedades devem ser mobilizados imediatamente", acrescentaram meteorologistas americanos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895