Autoridades emitem alerta vermelho na Guatemala por erupção de vulcão

Autoridades emitem alerta vermelho na Guatemala por erupção de vulcão

Mais de 200 pessoas foram retiradas de moradias na cidade de Escuintla

AFP

Autoridades emitem alerta vermelho na Guatemala por erupção de vulcão

publicidade

As autoridades guatemaltecas declararam nesta segunda-feira alerta vermelho por uma nova erupção do Vulcão de Fogo, depois que mais de 200 pessoas abandonaram suas casas nas comunidades próximas. Em junho, a erupção deste vulcão provocou 194 mortes. O alerta foi declarado no município de Escuintla depois que o vulcão iniciou no domingo a quinta fase eruptiva do ano, com lavas e colunas de cinzas, informou a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Um total de 214 moradores, a maioria de Escuintla, foram levados para áreas seguras, número que deve aumentar nas próximas horas. Os apelos de retirada provisória afetam quase 2 mil pessoas de pelo menos 10 comunidades dos departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltengo, próximas do vulcão de 3.763 metros de altura e que fica 35 quilômetros ao Sudoeste da Cidade da Guatemala.

O Vulcão de Fogo iniciou no domingo o quinto ciclo eruptivo do ano. De acordo com o Instituto de Vulcanologia, a coluna de cinzas superam mais de 1 mil metros sobre a cratera. A quarta fase eruptiva do vulcão de Fogo foi registrada entre 6 e 9 de novembro, sem vítimas nem danos.

No último 3 de junho o vulcão teve uma potente erupção que provocou uma avalanche de material ardente que devastou a comunidade San Miguel Los Lotes, deixando 194 mortos e 234 desaparecidos. Junto com o Vulcão de Fogo, também permanecem ativos na Guatemala os vulcões Pacaya, 20 quilômetros ao Sul da capital, e o Santiaguito, 117 quilômetros ao Oeste, que aumentaram sua atividade mas sem entrar em fase eruptiva.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895