Avião com Nancy Pelosi decola de Taiwan

Avião com Nancy Pelosi decola de Taiwan

Visita causou irritação na China

AFP

publicidade

A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, deixou Taiwan nesta quarta-feira, concluindo uma polêmica visita que irritou a China, que respondeu com ameaças e anúncios de exercícios militares

Pelosi, de 82 anos, se despediu das autoridades taiwanesas no aeroporto de Taipé e embarcou no avião militar americano que decolou às 18h locais (7h de Brasília), de acordo com as imagens exibidas ao vivo por canais de televisão.

A dura retórica da China pela visita a Taiwan de Pelosi reflete a profunda insegurança de Pequim diante da mudança de postura de Washington com a ilha, disseram analistas à AFP. A legisladora de 82 anos chegou a Taipé na terça-feira à noite e partiu nesta quarta-feira, tornando-se a principal autoridade americana a visitar a ilha em 25 anos.

Antes de sua chegada ao aeroporto de Songshan, Pequim usou uma linguagem cada vez mais belicosa, ameaçando "consequências" e exibindo seu poderio militar. A China organizou exercícios com munição real no fim de semana no Estreito de Taiwan, quando Hu Xijin, ex-editor do tabloide nacionalista Global Times, sugeriu que Pequim poderia "desviar à força" o avião de Pelosi ou até "derrubá-lo". 

Mas analistas disseram à AFP que por trás das declarações está a insegurança. As autoridades chinesas se sentem ameaçadas pelo que consideram um esforço crescente dos Estados Unidos e seus aliados ocidentais para se aproximar de Taiwan e promover sua independência. Ao mesmo tempo, o presidente chinês Xi Jinping tenta projetar força contra os Estados Unidos, seu principal rival militar e econômico, antes de uma reunião importante neste ano, na qual deve garantir seu terceiro mandato como chefe de Estado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895