Bélgica supera os 2 mil procedimentos de eutanásia em 2015

Bélgica supera os 2 mil procedimentos de eutanásia em 2015

Número é recorde desde que país autorizou a morte assistida em doentes terminais e com amplas limitações

AFP

publicidade

A Bélgica registrou um novo recorde de casos de eutanásia, em 2015. De acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira, foram 2.021 procedimentos de morte assistida, a maior quantidade desde que a prática foi autorizada em determinados casos em 2002.

A Comissão Federal de Controle e Avaliação da Eutanásia, encarregada de verificar a aplicação da lei, não forneceu mais detalhes, explicando que "o relatório bianual ainda estava em processo de elaboração". Depois que a Bélgica se tornou um dos raros países do mundo a descriminalizar a eutanásia, o número de casos está em constante alta, passando de 24 em 2002 para quase 500 em 2007. O teto das mil eutanásias foi atingido em 2011 (1.133 casos). Em 2014, 1.924 casos foram declarados.

"Podemos falar de alta, mas esta alta está provavelmente relacionada à disponibilidade de médicos para registrar os atos. Continua na sombra, lembremos, o número de eutanásias realizadas, mas não declaradas, o que nos impede de ter uma visão real sobre a amplitude da questão", comentou o professor Wim Distelmans, presidente da Comissão Eutanásia.

Desde a expansão da lei da eutanásia em 2014, que permite agora que menores de idade acometidos de doenças incuráveis e "em capacidade de discernimento" de escolher a eutanásia, nenhuma demanda correspondente a este caso foi registrada na Comissão. A Bélgica é o único país a autorizar este ato sem limite de idade. Na Holanda, uma idade mínima de 12 anos é necessária.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895