Bagdá é alvo de foguetes após dura repressão a protesto

Bagdá é alvo de foguetes após dura repressão a protesto

Lançamentos foram registrados algumas horas depois da morte de sete pessoas

AFP

Bagdá é alvo de foguetes após dura repressão a protesto

publicidade

Foguetes foram lançados, neste sábado à noite, contra a Zona Verde de Bagdá, área de segurança reforçada na capital iraquiana - anunciaram autoridades locais, após a sangrenta repressão de uma passeata. A Zona Verde abriga instituições-chave do governo iraquiano e missões diplomáticas.

"Vários foguetes Katiucha lançados de Baladiyat e da rua Palestina atingiram a Zona Verde", informou o Comando Conjunto de Operações em um comunicado, referindo-se a setores no norte da capital.

Os lançamentos foram registrados algumas horas depois da morte de sete pessoas, entre elas cinco manifestantes, durante um protesto fortemente reprimido pelas forças de segurança.

Os partidários do líder xiita Moqtada al-Sadr foram às ruas da capital iraquiana para reivindicar reformas no sistema eleitoral do país antes da realização de eleições em setembro.

Esse foi o pior surto de violência desde que teve início, em outubro de 2015, um movimento de protesto para exigir melhores serviços públicos e criticar o nepotismo da classe política.

Consultado pela AFP, um deputado que mora na Zona Verde disse que pelo menos seis foguetes foram lançados. De acordo com um diplomata, teriam sido quatro.

Autoridades policiais e do Ministério do Interior confirmaram que vários foguetes caíram sobre a Zona Verde, mas ainda não sabiam informar se havia um alvo específico. Tampouco há informações de vítimas, ou sobre os responsáveis pelo ataque.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895