Belarus afirma que helicóptero polonês violou seu espaço aéreo

Belarus afirma que helicóptero polonês violou seu espaço aéreo

Autoridades dos dois países trocam acusações frequentes de provocações militares

AFP

publicidade

Belarus, aliado da Rússia, afirmou, nesta quinta-feira (28), que um helicóptero da Polônia invadiu seu espaço aéreo duas vezes, em mais um incidente entre estes dois países com posições contrárias sobre o conflito na Ucrânia.

"Por volta das 15h20min (locais, 9h20min no horário de Brasília), a aeronave cruzou a fronteira de Belarus", entrando 1,5 km no interior do país, e "às 16h22 o helicóptero voltou a invadir a fronteira do Estado, com uma incursão de 300 metros", denunciou o Ministério de Defesa bielorrusso no Telegram.

No início de setembro, um incidente parecido ocorreu na fronteira bielorrussa, quando um helicóptero militar polonês Mi-24 fez uma breve incursão, segundo Minsk.

As tensões entre Belarus, aliado de Moscou, e a Polônia, membro da Otan, aumentaram desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

As autoridades dos dois países trocam acusações frequentes de provocações militares.

A Polônia critica a presença de paramilitares do grupo russo Wagner em Belarus e acusa Minsk de incentivar migrantes a cruzarem a fronteira clandestinamente para desestabilizar os países vizinhos.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895