Bento XVI oferece "incondicional obediência" ao futuro Papa

Bento XVI oferece "incondicional obediência" ao futuro Papa

Pontífice deixa Vaticano à tarde

AFP

Bento XVI oferece incondicional obediência ao futuro Papa

publicidade

Bento XVI ofereceu ao futuro Papa sua "incondicional obediência" ao se despedir nesta quinta-feira no Vaticano dos cardeais em seu último dia como pontífice. "A partir de hoje prometo ao futuro Papa minha incondicional reverência e obediência", declarou Bento XVI.

• Leia mais notícias sobre a renúncia do Papa


"Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou o Papa após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor. Às 17h, os sinos de Roma anunciarão, todos ao mesmo tempo, que Bento XVI está abandonando o Vaticano. Às 19h (16h de Brasília) sua renúncia se tornará efetiva. 

Na manhã desta quinta, Bento XVI participou de uma cerimônia de despedida com os cardeais em uma sala do Palácio Apostólico – residência oficial. Dos cinco cardeais brasileiros que participarão do conclave (quando se elege o sucessor de Bento XVI), alguns já estão no Vaticano.

Bento XVI foi um dos cardeais mais velhos eleito Papa e assumiu o pontificado em 19 de abril de 2005, sucedendo a João Paulo II, que esteve no comando da Igreja Católica Apostólica Romana por 31 anos. Ontem, ele reconheceu que ao ser escolhido Papa sentiu um “peso sobre os ombros”. Na ocasião, contou ter feito a seguinte oração: “Senhor, por que me pedes isso? É um peso grande sobre os ombros, aceitarei apesar de todas as minhas fraquezas”.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895