Berlusconi deixa o cargo de primeiro-ministro da Itália

Berlusconi deixa o cargo de primeiro-ministro da Itália

Premiê havia dito que sairia do governo após a aprovação de plano de austeridade

AE e AFP

Berlusconi deixa o cargo de primeiro-ministro da Itália

publicidade

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, formalizou na noite deste sábado sua renúncia ao cargo, após a aprovação pelo Parlamento de um pacote de reformas econômicas. Centenas de manifestantes festejaram o adeus do premiê, que se reuniu com o presidente  Giorgio Napolitano, no Palácio do Quirinal, em Roma.

As consultas políticas para a formação do governo de transição começam amanhã. A expectativa é de que a administração seja liderada pelo senador vitalício Mario Monti. Nas últimas semanas, os mercados financeiros reagiram com volatilidade ao fracasso do governo italiano em controlar sua dívida e reativar a terceira maior economia da zona do euro. 

A Câmara dos Deputados da Itália aprovou o pacote de reformas econômicas exigido pela União Europeia em meio à grave crise fiscal da região. O multimilionário político prometeu apresentar sua demissão ao presidente da República, Giorgio Napolitano, para ser substituído por um governo de emergência que se comprometa em reduzir a colossal dívida pública do país.

As medidas, aprovadas pelo Senado na sexta-feira e que fazem parte de uma emenda à proposta orçamentária de 2012, preveem uma rodada bem mais pesada de austeridade fiscal, que provavelmente será implementada por um governo de união. A expectativa é de que o governo de emergência seja liderado pelo senador vitalício Mario Monti, com quem Berlusconi se reuniu por duas horas neste sábado.

 
Centenas de manifestantes festejaram a renúncia na Itália. / Foto: Vincenzo Pinto / AFP / CP

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895