Berlusconi diz que não voltará a se candidatar

Berlusconi diz que não voltará a se candidatar

Primeiro-ministro da Itália anunciou que deixará o cargo

AFP

Berlusconi diz que não voltará a se candidatar

publicidade

O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi afirmou em uma entrevista publicada nesta quarta-feira que não voltará a se candidatar na próxima eleição e que deixará o cargo até o final do mês. "Não vou disputar o gabinete", declarou ao La Stampa, depois de anunciar que deixará o cargo assim que a lei de reforma econômica for aprovada.

A decisão de renunciar ao cargo foi tomada por Berlusconi ao término de uma reunião de uma hora com o presidente, Giorgio Napolitano, durante a qual reconheceu que estava "consciente das consequências do voto" de terça-feira na Câmara dos Deputados.

Berlusconi insistiu sobre a necessidade "urgente" de dar "respostas concretas às expectativas dos sócios europeus através da aprovação da Lei de Orçamentos para 2012, que sofreu emendas a partir das observações e propostas da Comissão Europeia", diz um comunicado da presidência.

Criticado por diferentes setores por sua incapacidade para manejar a crise – negada por ele até poucos dias atrás, Berlusconi introduziu na semana passada uma emenda aos orçamentos de 2012 com as exigências feitas pela UE para garantir a estabilidade financeira do país. A lei deve ser aprovada antes de 18 de novembro pelo Senado e antes do final de novembro pela Câmara dos Deputados, segundo o calendário fixado.

A renúncia de Berlusconi vinha sendo pedida nos últimos dias com insistência pela oposição de esquerda, assim como pelos sindicatos e pela federação de indústrias frente à delicada situação econômica da Itália, que vem sendo criticada pelos mercados devido a sua colossal dívida pública e um crescimento nulo.

As pressões foram reforçadas nessa terça-feira após a aprovação das Contas do Estado de 2010, na qual Berlusconi obteve a vitória, mas teve revelada a perda da maioria no Congresso, através da falta de apoio de uma dezena de deputados. Berlusconi, 75 anos e há 17 anos na política, esteve no poder nos últimos dez anos, com exceção do período de 2006 a 2008.

Bolsas

As principais bolsas europeias inverteram a tendência inicial e operavam em baixa nesta quarta-feira, pondo fim às expectativas de calma dos mercados depois do anúncio da renúncia de Silvio Berlusconi. Às 09h50min (horário local), o mercado de Londres cedia 1,10%, a bolsa de Frankfurt, 1,26%, a de Paris 1,37%, a de Milão 3,20% e da Madri 1,84%.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895