Biden indica Susan Rice para importante cargo de política interna nos EUA

Biden indica Susan Rice para importante cargo de política interna nos EUA

Presidente eleito também anunciou o ex-chefe de gabinete Denis McDonough como secretário de Assuntos de Veteranos

AFP

Ao liderar o Conselho de Política Nacional, Rice, de 56 anos, entrará no círculo íntimo do presidente na Casa Branca

publicidade

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira várias nomeações para seu governo - que contará com funcionários da era Obama - incluindo a ex-assessora de Segurança Nacional, Susan Rice, para chefiar o Conselho de Política Nacional da Casa Branca, e o ex-chefe de gabinete Denis McDonough como secretário de Assuntos de Veteranos.

As nomeações são uma demonstração do compromisso de Biden em refletir a diversidade em seu gabinete. "Esta é a equipe certa para este momento da história e sei que cada um desses líderes começará a trabalhar desde o primeiro dia para enfrentar as crises interconectadas que as famílias enfrentam hoje", afirmou Biden em um comunicado.

Rice já foi candidata a secretária de Estado. Mas esperava-se que ela enfrentasse intensa oposição dos republicanos no processo de confirmação do Senado por seu papel na crise de Benghazi, em 2012. O assessor Antony Blinken acabou sendo indicado para esse cargo.

Ao liderar o Conselho de Política Nacional, Rice, de 56 anos, entrará no círculo íntimo do presidente na Casa Branca. A partir desse cargo, espera-se que ela seja capaz de influenciar elementos-chave da agenda de Biden em meio à crescente pandemia da Covid-19 e tensões sobre justiça racial. O cargo não precisa de confirmação do Senado.

Foto: Zach Gibson / AFP / CP

McDonough, de 51 anos, por sua vez, desempenhou várias funções no governo de Barack Obama, incluindo a de chefe de gabinete da Casa Branca e conselheiro adjunto de segurança nacional. Agora ele foi nomeado para o Departamento de Assuntos de Veteranos, uma agência governamental em expansão com a tarefa de gerenciar uma rede de saúde que atende a nove milhões de veteranos.

Biden enfatizou repetidamente que sua presidência não será um terceiro mandato de Obama. No entanto, o anúncio desta quinta destaca sua estreita ligação com os conselheiros do antecessor democrata.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895