Bispo francês choca ao afirmar que não sabe dizer se pedofilia é pecado

Bispo francês choca ao afirmar que não sabe dizer se pedofilia é pecado

Declaração de Stanislas Lalanne revoltou vítimas de crimes sexuais

AFP

Cardeal Philippe Barbarin (de frente) é alvo de uma investigação judicial por não denunciar as agressões sexuais

publicidade

O bispo francês Stanislas Lalanne afirmou que a pedofilia é um mal, mas que não saberia dizer se é um pecado. A declaração foi feita para a RCF, rede de 63 rários cristãs, e provocou revolta de uma associação de vítimas de crimes sexuais.

"A pedofilia é um mal? É do domínio do pecado? Eu não saberia dizer, é diferente para cada pessoa. Mas é um mal e o principal a fazer é proteger as vítimas ou possíveis vítimas", afirmou Lalanne, bispo de Pontoise (periferia de Paris). Monsenhor Lalanne deu esta entrevista num momento em que o arcebispo de Lyon (Leste), cardeal Philippe Barbarin, é alvo de uma investigação judicial por não denunciar as agressões sexuais de um padre de sua diocese.

A associação La Parole Libérée (A Palavra Liberta) revelou as agressões cometidas contra menores pelo padre de Lyon, Bernard Preynat. Em comunicado, denunciou "as palavras que acabam sendo violentas e degradantes para as vítimas dos atos de pedofilia". 

Preynat foi acusado em 27 de janeiro após reconhecer os fatos. Suas vítimas denunciam a "omertà" que encobriu por décadas o padre pedófilo e criticam a atitude das autoridades da diocese durante 25 anos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895