Bolsonaro discursa e encontra presidentes na Cúpula das Américas nesta sexta

Bolsonaro discursa e encontra presidentes na Cúpula das Américas nesta sexta

Após reunião com Biden, agenda nos Estados Unidos prevê discurso hoje e inauguração de vice-consulado no sábado

R7

publicidade

O presidente Jair Bolsonaro vai discursar na Cúpula das Américas, nos Estados Unidos, e se encontrar com os presidentes da Colômbia, Iván Duque, e do Equador, Guillermo Lasso, nesta sexta-feira (10).

O discurso, marcado para 13h15min no horário de Brasília, deve levantar tópicos citados por ele no diálogo de ontem com Joe Biden, como imigração, ampliação da relação comercial, energia renovável e meio ambiente.

Na reunião de quinta, ele garantiu ao norte-americano que o governo federal faz o possível para preservar a floresta amazônica e que não desrespeita a legislação ambiental do país. "Por vezes, nos sentimos ameaçados em nossa soberania daquela área. Mas o Brasil preserva muito bem seu território, tanto que dois terços do Brasil são preservados", declarou Bolsonaro.

Segundo o chefe do executivo brasileiro, as ressalvas que ele tinha contra Joe Biden ficaram no passado. Ele comparou a relação institucional dos dois a um casamento. "Você vai aceitar os meus defeitos, eu vou aceitar os seus e vamos ser felizes", disse Bolsonaro.

O evento

A IX Cúpula das Américas é um evento que reúne líderes de todo o continente que começou na última segunda-feira (6), na Califórnia, e termina nesta sexta. No discurso de abertura, Biden convocou os líderes da América Latina e do Caribe a se unir e demonstrar que a democracia "é o ingrediente essencial para o futuro".

O Blog do Nolasco adiantou que os americanos querem que seja aprovada uma declaração conjunta dos países sobre o meio ambiente e buscam o apoio do Brasil para dar força ao compromisso. Fontes com acesso às negociações informaram que o documento deve ter o apoio brasileiro.

Bolsonaro se defendeu de críticas relacionadas às questões de proteção ambiental no encontro bilateral com Biden e deve continuar destacando o tema neste último dia de evento, durante o discurso. Após o encerramento da Cúpula, no sábado (11), o presidente inaugura o vice-consulado do Brasil em Orlando.

A nova repartição consular vai prestar serviços como atestados de vida, registros de nascimento, autorização de retorno ao Brasil, autorização para viagem de menor e autorização para concessão de passaporte a menor, atendendo cerca de 180 mil brasileiros nas regiões atendidas pelo posto.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895