Boris Johnson nega qualquer bloqueio de exportação de vacinas anticovid pelo Reino Unido

Boris Johnson nega qualquer bloqueio de exportação de vacinas anticovid pelo Reino Unido

Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, fez acusações contra o primeiro-ministro britânico

AFP

Johnson nega bloqueio de exportações da vacina da Covid-19 por parte do Reino Unido

publicidade

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, rejeitou nesta quarta-feira as afirmações do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, de que o Reino Unido impôs uma proibição às exportações da vacina da Covid-19.

"Permitam que eu seja claro: não bloqueamos a exportação de uma única vacina da Covid-19 ou de seus componentes", disse no Parlamento. "Esta pandemia colocou todos nós no mesmo lado na luta sanitária mundial. Somos contra o nacionalismo das vacinas em todas as suas formas", acrescentou.

Em um texto publicado online, Michel denunciou na terça-feira as "proibições de exportação" por parte dos Estados Unidos e do Reino Unido, o que provocou uma reação imediata de Londres. "O governo britânico nunca bloqueou a exportação de uma única vacina. Qualquer referência a uma proibição ou a qualquer restrição das vacinas é completamente errada", disse um porta-voz de Downing Street.

Em sinal de protesto, o Reino Unido convocou os representantes diplomáticos da UE em Londres e o chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, enviou uma carta a Michel na qual reiterava que "o governo britânico não bloqueou nenhuma exportação da vacina Covid-19 ou de seus componentes".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895