Brasil condena lançamento de míssil intercontinental pela Coreia do Norte

Brasil condena lançamento de míssil intercontinental pela Coreia do Norte

Itamaraty divulgou nota em que classifica como preocupante o ato norte-coreano de desestabilização da segurança internacional

R7

Norte-coreanos confirmaram lançamento de teste

publicidade

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta quinta-feira uma nota em que condena o lançamento de um míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte. De acordo com o texto, o "mais recente lançamento constitui novo ato preocupante de desestabilização da segurança regional e internacional e viola as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas".

O presidente sul-coreano Moon Jae-in denunciou nesta quinta-feira que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental. A ação marca a primeira vez que Pyongyang lançou uma arma tão poderosa desde 2017. Pouco antes da declaração do presidente sul-coreano, o governo japonês havia informado que o projétil caiu na zona econômica exclusiva do Japão, a oeste de sua costa norte.

Na nota, o governo brasileiro chama a Coreia do Norte a cumprir as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e pede que sejam redobrados os esforços da comunidade internacional para engajar os norte-coreanos com vistas à renovação da moratória de testes missilísticos.

O MRE conclui a nota insistindo que a Coreia do Norte reveja a condição nuclear e junte-se novamente ao Tratado sobre Não Proliferação Nuclear como estado não nuclearmente armado, além de aderir ao Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895