Brasileiro que estava foragido foi preso sem troca de tiros, dizem autoridades dos EUA

Brasileiro que estava foragido foi preso sem troca de tiros, dizem autoridades dos EUA

Danelo Cavalcante ficará com a Polícia Estadual da Pensilvânia e será avaliado clinicamente

Correio do Povo e AFP

publicidade

O brasileiro Danelo Cavalcante, de 34 anos, que estava foragido há duas semanas nos Estados Unidos, foi preso nesta quarta-feira sem oferecer trocar tiros com as autoridades, declarou o governador do estado da Pensilvânia, Josh Shapiro, durante entrevista coletiva, conforme informações da CNN. O criminoso foi condenado em agosto à prisão perpétua pelo assassinato da ex-companheira na presença do filho da vítima. O crime foi cometido com arma branca, durante uma discussão em abril de 2021.

Duas equipes – uma da SWAT da Pensilvânia e outra da Unidade Tática de Patrulha de Fronteira (BORTAC, na sigla em inglês) – encontraram o fugitivo deitado sobre a grama e ele parecia estar dormindo em cima de um rifle que roubou. "Ele tentou rastejar pela vegetação, levando consigo o armamento”, disse o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia. "Cavalcante foi levado sob custódia à força. Ninguém ficou ferido como resultado disso", acrescentou.

"Ele foi detido esta manhã sem nenhum tiro. Quero dizer, em primeiro lugar, que graças a Deus não houve feridos nas autoridades ou no público. Obviamente ficamos profundamente preocupados depois que o suspeito conseguiu roubar uma arma”, acrescentou o governador Josh Shapiro. 

O presidiário ficará com a Polícia Estadual da Pensilvânia “por um tempo” e será “avaliado clinicamente” antes de ser levado para um centro correcional estadual, de acordo com a porta-voz do Departamento de Correções do Estado da Pensilvânia, Maria Bivens. A promotora distrital do condado de Chester, Deb Ryan, disse que ligou para a família de Deborah Brandão, que Danelo Cavalcante foi condenado por matar em um brutal esfaqueamento em 2021, depois que o preso fugitivo foi capturado. A família de Brandão “vivia num completo pesadelo” desde que Cavalcante escapou da prisão, disse ela.

Danelo Cavalcante deve ser processado por uma acusação de fuga criminosa apresentada em 31 de agosto, dia em que ele escapou, disse a procuradora-geral da Pensilvânia, Michelle Henry, em um comunicado à imprensa. 

Temor em cidades

Desde a fuga da prisão do condado de Chester, Cavalcante foi flagrado diversas vezes por câmeras de segurança. Mesmo assim, ele conseguiu escapar do forte dispositivo de segurança estabelecido, no qual participam centenas de agentes equipados com helicópteros, drones e cães da Polícia do estado da Pensilvânia, apoiados pela Polícia Federal (FBI) e os US Marshals, especializados na busca de fugitivos.

Durante a perseguição ao brasileiro, algumas escolas da cidade permaneceram fechadas devido à periculosidade do foragido. As forças da ordem instalaram barricadas em várias estradas e controlavam as entradas e saídas de carros. Também enviaram veículos blindados e equipes de intervenção rápida (SWAT).

Cavalcante havia roubado uma van branca, que foi encontrada no domingo aparentemente porque estava sem combustível. A polícia indicou que ele pediu ajuda a dois conhecidos, que avisaram as autoridades. A irmã dele, em situação irregular no país, foi detida.

 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895