Cúpula da Unasul por crise no Paraguai será na quarta-feira

Cúpula da Unasul por crise no Paraguai será na quarta-feira

Presidente do Equador confirmou encontro do bloco para tratar da deposição de Lugo

AFP e Agência Brasil

Rafael Corrêa confirmou encontro para próxima quarta-feira

publicidade

A cúpula presidencial da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que analisará a crise no Paraguai após a destituição do presidente Fernando Lugo, será na quarta-feira em Lima, no Peru, informou neste domingo o presidente equatoriano Rafael Correa. O governo peruano ainda não confirmou oficialmente.

A reunião foi convocada pelo presidente peruano, Ollanta Humana, devido ao fato de que a presidência rotativa do organismo está nas mãos do Paraguai e o Peru será o próximo país a assumi-la, explicaram o presidente Rafael Correa e seu chanceler, Ricardo Patiño. "Parece-me que estão nos convocando para a próxima quarta-feira no Peru e o Equador vai propor que seja aplicada a cláusula democrática, não podemos aceitar mentiras com invólucros legalistas",disse Correa, citado pelo jornal eletrônico da presidência.

Brasil não intervirá em questões internas do Paraguai, garante Garcia

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, descartou, a possibilidade de o Brasil e os demais países do Mercosul (Argentina e Uruguai) intervirem em questões internas do Paraguai. Mas Garcia reiterou as críticas do governo brasileiro à forma como foi conduzido o processo de impeachment do presidente Fernando Lugo.

Garcia rechaçou qualquer atitude que sinalize uma tentativa de intervenção em questões internas paraguaias. Ele reforçou que isso não ocorrerá nem por parte do governo do Brasil, nem do Mercosul. O Brasil assumirá no fim da próxima semana, em reunião de cúpula, na Argentina, a presidência temporária do bloco, por seis meses, e a pauta principal da reunião deverá ser o impeachment de Lugo. O agora ex-presidente paraguaio disse que estará presente no evento.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895