Caixão da rainha Elizabeth II chega a Edimburgo, capital da Escócia

Caixão da rainha Elizabeth II chega a Edimburgo, capital da Escócia

Cortejo fúnebre terá parada final em Londres, onde o funeral da monarca irá ocorrer em 19 de setembro

AFP

publicidade

O caixão da rainha Elizabeth II em seu cortejo fúnebre chegou a Edimburgo, capital da Escócia, por volta das 16h do horário local (12h em Brasília), neste domingo. O cortejo saiu do Castelo de Balmoral e tem Londres como destino final.

Acompanhado pela filha da rainha, a princesa Anne, o cortejo abriu caminho através de campos, aldeias e pequenas cidades. Milhares de pessoas já se reuniram nos palácios reais desde a morte de Elizabeth II, e grandes pilhas de flores estão se acumulando enquanto em meio às homenagens. 

O então príncipe Charles tornou-se rei imediatamente após a morte de sua mãe e foi oficialmente proclamado como novo monarca no último sábado. 

Proclamações semelhantes estão ocorrendo em todo o Reino Unido e nos outros 14 reinos dos quais Charles é agora chefe de Estado, incluindo Austrália, Canadá, Jamaica, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné.

A rainha subiu ao trono após a morte de seu pai, o rei George VI, em 6 de fevereiro de 1952, quando ela tinha apenas 25 anos. Sua coroação ocorreu um ano depois.

Funeral

O caixão será levado para Londres e haverá uma procissão quando for transferido do Palácio de Buckingham para Westminster Hall, na quinta-feira, onde ficará até a manhã do funeral, que acontecerá na Abadia de Westminster, na segunda-feira.

O dia do funeral da rainha será feriado no Reino Unido, anunciaram as autoridades. Charles 3º, de 73 anos, é agora o 41º monarca de uma linhagem que remonta ao rei Guilherme, o Conquistador, que conquistou o trono inglês em 1066.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895