Campanha de Trump reivindica vitória na Flórida, estado chave para republicanos

Campanha de Trump reivindica vitória na Flórida, estado chave para republicanos

Corrida eleitoral dos EUA seguia apertada em busca dos 270 delegados

AFP

publicidade

A campanha do presidente Donald Trump reivindicou a vitória nesta terça-feira no estado-chave da Flórida, um campo de batalha que os republicanos precisam ganhar para permanecer no governo. Os veículos de imprensa norte-americanos estimavam que a disputa ali ainda era muito apertada.

A campanha de Trump fez esta reivindicação em um tuíte, enquanto as cédulas ainda eram contadas neste estado-chave, que aporta 29 dos 270 votos do Colégio Eleitoral, necessários para se conquistar a Presidência.

O jornal The New York Times calculou que as chances de o presidente vencer na Flórida estão acima de 95%. Em 2016, Trump venceu por pouco a democrata Hillary Clinton na Flórida, enquanto pesquisas de opinião este ano indicavam um empate entre ele e seu adversário, Joe Biden.


A corrida pela Casa Branca, entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, aproximava-se do fim nesta terça-feira, com o fechamento das urnas em sete estados, em eleições atingidas pela pandemia e em meio a uma polarização profunda. Mais de 100 milhões votaram antecipadamente - pelo correio ou pessoalmente -, um número recorde, que representa mais de 73% do total de votos emitidos há quatro anos.

O presidente republicano Donald Trump e seu adversário, o democrata Joe Biden, disputam voto a voto para chegar - ou permanecer - na Casa Branca, com o fechamento gradual das seções em todos os Estados Unidos e tendo à frente uma longa noite de espera por resultados.

Os primeiros resultados, com base em projeções da imprensa americana, atribuem até o momento vitória a Trump em 13 estados, incluindo Indiana, Kentucky, Tennessee e Virgínia Ocidental - estados em que ele venceu em 2016.

Biden venceu em 11 estados, incluindo seu reduto, Delaware, e Nova York, com seus 29 votos ao colégio eleitora, e o Distrito de Columbia, com 3 votos, mas com importância simbólica porque é onde fica a capital americana.

Até o momento, Biden tem 126 votos no colégio eleitoral contra 89 de Trump. São necessários 270 dos 538 votos no colégio eleitoral para se eleger presidente dos Estados Unidos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895