Candidata do movimento "Indignados" assumirá prefeitura de Madri

Candidata do movimento "Indignados" assumirá prefeitura de Madri

Manuela Carmena será a primeira candidata do grupo a governar uma cidade espanhola

AFP

Manuela Carmena se tornará assim a primeira candidata surgida do movimento a governar uma cidade espanhola

publicidade

A candidata Manuela Carmena, surgida do movimento de protesto social conhecido como 'Indignados', tomará posse como nova prefeita de Madri no sábado. Ela obteve o apoio do Partido Socialista para somar maioria absoluta, informou nesta quinta-feira a plataforma cidadã da qual faz parte, "Agora Madri".

A formação de Carmena, ex-juíza de 71 anos, obteve 20 cargos de vereador nas eleições municipais de 24 de maio. Com os nove do PSOE, conseguiu a maioria absoluta para governar em um conselho municipal de 57 membros. Desde as eleições, as duas formações negociavam a possibilidade de desbancar o conservador Partido Popular, que governou a capital desde 1991 e que, apesar de ser a força mais votada, só obteve 21 vereadores.

Carmena se tornará assim a primeira candidata surgida do movimento dos "Indignados" a governar uma cidade espanhola. Surgido em 15 de maio de 2011, o grupo surpreendeu o mundo todo ao ocupar durante semanas as principais praças de Madri, entre elas a emblemática Porta do Sol, para protestar contra as elites políticas e econômicas e sua gestão de uma crise que atingia os mais desfavorecidos.

Desde então influenciou movimentos semelhantes em todo o mundo, mas sua presença na mídia foi diminuindo até que, em janeiro de 2014, um grupo de professores de Ciências Políticas, liderado por Pablo Iglesias, criaram o Partido Podemos. A formação de esquerda, aliada ao Partido Syriza de Alexis Tsipras, que governa na Grécia, convenceu recentemente Carmena, ex-militante antifranquista e defensora dos direitos humanos, a se candidatar à prefeitura da capital.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895