Carro-bomba explode em frente a prédio do Banco Central grego

Carro-bomba explode em frente a prédio do Banco Central grego

Ninguém ficou ferido, mas houve danos ao edifício que fica em Atenas

AE

Segundo investigações, carro estava carregado com 75 kg de explosivos

publicidade

Um carro-bomba explodiu nesta quinta-feira em frente ao Banco Central da Grécia, localizado no centro de Atenas.
Ninguém ficou ferido, mas houve numerosos danos materiais. O ataque ocorreu horas depois de o país anunciar uma emissão de 3 bilhões de euros em bônus de cinco anos - a primeira venda de papéis de longo prazo desde o resgate pelos credores internacionais.

Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado. De acordo com a polícia, a explosão aconteceu às 6h do horário local (meia-noite em Brasília), e foi precedida por dois telefonemas - ao site de notícias "Zougla.gr" e a um jornal local - alertando que um artefato seria detonado 45 minutos depois.

As janelas frontais do BC quebraram e um prédio, localizado a 200 metros da explosão, teve diversos danos. Segundo as investigações, o carro estava carregado com 75 kg de explosivos. A área da Praça Syntagma - onde fica o Parlamento grego - foi totalmente isolada.

A explosão acontece no mesmo dia em que Grécia deve retornar ao mercado internacional de títulos, após quatro anos de ausência, com a emissão de bônus do Estado no valor de 2,5 bilhões de euros, uma operação com a qual o governo do conservador Antonis Samaras quer dar o primeiro sinal que o país está se recuperando e ficando menos dependente da Troika de credores.

"O alvo evidente dos ataques é mudar essa imagem e alterar nossa agenda de políticas", disse o porta-voz do governo, Simos Kedikoglou. "Nós não vamos permitir que eles alcancem seu objetivo", completou.

Amanhã ocorrerá a visita da chanceler alemã, Angela Merkel, de quem se espera o apoio ao processo de reformas da Grécia e uma mensagem indireta de apoio a Samaras nas próximas eleições europeias


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895