Cela usada por Mandela na prisão é iluminada por uma vela

Cela usada por Mandela na prisão é iluminada por uma vela

Robben Island é atualmente um museu e ponto turístico

AFP

publicidade

A cela da prisão de Robben Island na qual Nelson Mandela passou a maior parte dos 27 anos que cumpriu em prisão foi iluminada nesta segunda-feira por uma vela. Com ela, o primeiro presidente negro da África do Sul, morto na quinta-feira aos 95 anos, será lembrado até domingo, quando será sepultado.

A ilha é atualmente um museu e ponto turístico no qual os visitantes podem ver a cela de 2,5 por 2,1 metros na qual Mandela passou 18 anos de sua vida. "Simboliza o triunfo do espírito humano", declarou o diretor do museu, Sibongiseni Mkhize, que explicou que "em Robben Island as condições eram muito duras, mas ele e os outros presos políticos triunfaram sobre a adversidade".

Os funcionários da ilha, entre os quais se encontram ex-presos políticos que agora atuam como guias turísticos, lembram todos os dias a perda sofrida pelo país aos visitantes que querem conhecer o que o ícone da luta contra o apartheid enfrentou. "Todos estão muito tristes, quase todos os meus companheiros tinham uma relação pessoal ou vínculos com ele, porque de vez em quando costumava visitar Robben Island quando ainda tinha energia para isso", explicou. O museu celebrará uma cerimônia em memória de Mandela na manhã de terça-feira.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895