Central de Zaporizhzhia esteve "à beira de acidente nuclear" por corte de abastecimento, diz Ucrânia

Central de Zaporizhzhia esteve "à beira de acidente nuclear" por corte de abastecimento, diz Ucrânia

Fornecimento foi restaurado algumas horas depois, disse a Energoatom no Telegram

AFP

publicidade

A central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, tomada pelos russos, esteve "à beira de um acidente nuclear" durante a noite por um corte temporário de abastecimento elétrico, indicou neste sábado a operadora ucraniana Energoatom. "Ontem à noite houve um apagão total na usina de Zaporizhzhia", disse a Energoatom no Telegram.

"As forças de ocupação (russas) não se preocupam com a segurança da central nuclear", acusou o presidente da empresa estatal, Petro Kotin. "Continuarão criando situações perigosas, chantageando o mundo inteiro" com o risco de "um acidente nuclear", acrescentou.

Duas linhas de energia que alimentavam a usina "foram cortadas", uma delas devido a "um ataque aéreo", detalhou a operadora. Mais tarde, o abastecimento foi restabelecido, embora o incidente tenha colocado em risco o bom funcionamento da usina, disse a Energoatom, tanto que esteve "à beira de um acidente nuclear e de radiação".

Em comunicado, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) indicou que a central ficou "temporariamente privada de eletricidade durante a noite", e que foi o oitavo corte de energia deste tipo desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.

O corte em um das duas linhas de abastecimento parece relacionado a um incidente ocorrido "longe da usina", disse a AIEA. "O novo corte externo de abastecimento reforça mas uma vez a precariedade da segurança nuclear e da segurança da usina, que pode ser afetada por incidentes muito distantes da instalação", afirmou o diretor da AIEA, Rafael Grossi, citado no comunicado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895