Chaminé e fornos para conclave são instalados por bombeiros do Vaticano

Chaminé e fornos para conclave são instalados por bombeiros do Vaticano

Cardeais irão se reunir na Capela Sistina para eleger novo Papa

Agência Brasil

Chaminé foi instalada por bombeiros do Vaticano

publicidade

Bombeiros do Vaticano finalizam os preparativos para o conclave. Ao longo deste sábado eles instalaram a chaminé no teto da Capela Sistina, por onde será lançada a fumaça que vai indicar se o Papa foi escolhido. A fumaça de cor branca é a indicação de que há um Papa eleito. Mas se a fumaça tiver cor escura, não há consenso e o Papa não foi escolhido, obrigando os cardeais a se reunirem em novas votações até um acordo.

• Entenda como funciona o conclave
• Leia mais notícias sobre a escolha do novo Papa

Paralelamente à instalação da chaminé foram levados dois fornos, nos quais as cédulas dos votos dos 115 cardeais serão queimadas. Após cada votação, há a emissão da fumaça – branca ou escura – para informar ao mundo a decisão. O consenso só é obtido se houver dois terços do total de votos.

Desde o último dia 5, a Capela Sistina está sendo preparada para o conclave. O local foi fechado para visitas públicas. Hoje, por exceção, foi aberto por alguns minutos. Os policiais do Vaticano redobraram os cuidados e passaram a fazer rondas mais frequentes e demoradas nos principais locais. Jornalistas são avisados que só podem transitar em determinadas áreas.

Durante o conclave, que começa no dia 12, os cardeais deverão ficar isolados. Não deverão receber informações externas nem acompanhar os noticiários. Antes de entrar para a assembleia, todos serão cuidadosamente revistados. O Vaticano pretende instalar um sistema para bloquear a comunicação, inclusve para telefones celulares.

Às vésperas do início do conclave aumentam as apostas sobre quem será o Papa. A turista alemã Magdalena Krenek, que é católica, disse que o Papa será negro e africano. “Tenho a impressão de que o Papa será negro e virá da África. O que será bom para todos”, disse ela. Já o italiano Nuncio Sposito disse que não tem um nome em mente, mas garante que será um cardeal da Itália. “Eu gostaria que fosse italiano”.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895