Chanceler alemão faz apelo para que Putin retire tropas da Ucrânia

Chanceler alemão faz apelo para que Putin retire tropas da Ucrânia

Declaração foi dada durante coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

AFP

publicidade

O chanceler alemão Olaf Scholz fez um apelo nesta quarta-feira para que o presidente russo Vladimir Putin retire as tropas da Ucrânia. "O povo ucraniano está sofrendo", afirmou durante coletiva de imprensa em Berlim ao lado do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Ele ainda afirmou que está conversando com o presidente francês Emmanuel Macron e com o líder chinês Xi Jinping para encontrar uma solução para a guerra da Ucrânia. "É muito claro que uma solução militar para esse conflito não faz sentido e buscamos uma saída diplomática."

Sobre a dependência energética da Alemanha em relação à Rússia, o chanceler afirmou que o país pretende diversificar o supremimento de gás.

Justin trudeau anunciou uma ajuda de 50 milhões de dólares para enviar equipamentos militares para a Ucrânia, além de 3 milhões de dólares para conter a desinformação. "Estamos garantindo que todo o necessário seja enviado aos ucranianos neste momento difícil". Para ele, Putin representa uma "ameaça à democracia em todo o mundo".

Em meio à guerra, Trudeau afirmou que o Canadá e Alemanha estão colaborando para apoiar o povo ucraniano e seu governo, além disso a Otan segue adotando sanções muito severas aos oligarcas russos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895