Charles III promete servir aos britânicos por toda a vida, como Elizabeth II

Charles III promete servir aos britânicos por toda a vida, como Elizabeth II

Em primeiro pronunciamento, rei afirmou que William será o novo príncipe de Gales

AFP e R7

publicidade

Charles III prometeu nesta sexta-feira (9) servir aos britânicos durante toda a sua vida, como fez sua mãe Elizabeth II, que morreu na quinta-feira no seu castelo escocês em Balmoral. Ele descreveu a rainha descreveu como "inspiração" e "modelo". 

"Hoje renovo a todos vocês essa promessa de serviço durante toda a vida", disse Charles III em um discurso televisionado, no qual também prometeu defender os "princípios constitucionais".

Charles disse também que William será o novo príncipe de Gales. "Quero também expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam construindo suas vidas no exterior", acrescentou, referindo-se ao seu outro filho.

No discurso, o soberano destacou que o reinado de sua mãe foi marcado por “carinho, admiração e respeito”. "Como todos os membros da minha família podem testemunhar, ela combinou essas qualidades com cordialidade, humor e uma capacidade infalível de sempre ver o melhor nas pessoas." 

Ele lembrou que há 70 anos, quando sua mãe assumiu o trono britânico, "o mundo estava lidando com as privações e os choques do pós 2ª Guerra Mundial, vivendo nas convenções dos tempos passados". Mas também ressaltou que "o papel e os deveres da monarquia se mantém".

“Em nome de toda a minha família, só posso oferecer os mais sinceros agradecimentos pelas condolências e apoio", continuou. “E para minha querida mamãe, quando começa sua última grande jornada para se juntar ao meu querido e falecido papai, eu quero simplesmente dizer isto: obrigado. Obrigado por seu amor e devoção à nossa família e à família das nações que serviu tão diligentemente por todos esses anos."

Apoio popular

Nesta sexta, Charles foi recebido com gritos de "Deus salve o rei!" por milhares de pessoas reunidas diante do Palácio de Buckingham em Londres nesta sexta-feira.  A família se reuniu no castelo durante o dia.

Depois de passar a noite em Balmoral, onde Elizabeth II morreu, ele e sua esposa, a rainha consorte Camilla, retornaram para Londres, a 800 km de distância. O casal real chegou de carro oficial a Buckingham, onde os dois eram aguardados por uma multidão. Durante uma longa caminhada, o novo monarca apertou as mãos de vários súditos. 

A bandeira real foi hasteada pela primeira vez para ele sobre o palácio, onde à tarde ele deve gravar seu primeiro discurso à nação como o novo monarca, que será exibido pela televisão às 17h GMT (14h de Brasília). Convertido automaticamente em rei com a morte de sua mãe, Charles será proclamado oficialmente monarca no sábado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895